sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Jardins e Varandas - Morar Mais Curitiba 2011





Oi gente.

Hoje vou postar fotos dos Jardins e das Varandas do Morar Mais por Menos da edição 2011 de Curitiba.

Pra quem não teve oportunidade de ir lá, fique a vontade e encha os olhos!





Luminotécnica da Fachada e do Paisagismo
Ugo Nitzsche
Belisa Evangelista
21 2523-9046
21 7830-9013
41 3044-5567
41 9996-3161
ugo@ntz.arq.br
belisa@ntz.arq.br
www.ntz.arq.br

O projeto de iluminação arquitetônica e paisagística do exterior da casa foi concebido especialmente para a mostra Morar Mais por Menos com o intuito de valorizar os elementos de arquitetura da residência. Para destacar o ambiente, a iluminação criada pelos lighting designers Belisa Evangelista e Ugo Nitzsche alia sustentabilidade e elegância. O efeito das Up Lights, no qual a luminosidade é direcionada de baixo para cima, criado com luzes de diferentes intensidades e nuances da mesma tonalidade de cor, oferecem uma sensação de bem-estar ao observador, além de destacar a vegetação e proporcionar uniformidade ao espaço. “Toda iluminação é produzida de forma racional com fontes luminosas de última geração, o que possibilitou realçar a fachada e, ao mesmo tempo, obter uma grande economia de energia”, explicam os profissionais. Além disso, o material utilizado não possui metais nocivos à natureza e difíceis de serem reciclados, como, por exemplo, o mercúrio, presente em fontes luminosas tradicionais.

_________________________________________________________________






Praça Morar Mais
Wanda Coelho
41 9115-7776
41 3015-7776
wandacoelhopaisagismo@gmail.com

Trazer a natureza para o nosso cotidiano. Esse foi o objetivo da técnica em paisagismo e designer de exteriores Wanda Coelho ao criar a Praça Morar Mais. Em 100 metros quadrados, a profissional projetou um ambiente de estilo naturalista, casual e contemporâneo por meio do paisagismo com vasos. “Tal conceito possui uma adaptabilidade muito grande, pois ele pode ser utilizado em qualquer clima, local ou situação. Os vasos te acompanham a vida toda por onde você for”, explica. Em cerâmica natural, os vasos têm um custo acessível e uma vida útil muito longa, além de não precisarem de manutenção. Os móveis exteriores são feitos de alumínio e fibra sintética, materiais de alta resistência e de fácil conservação. Um vaso aquático, criado pela própria paisagista, traz mais beleza e vida ao ambiente. “Um bom projeto, aliando a escolha correta dos vasos e elementos vegetativos, define um paisagismo permanente e sustentável”, conta. Outro destaque é a estrutura de bambu com cobertura de lona, resistente e facilmente desmontável, que dá um charme extra ao espaço.
_________________________________________________________________



Mobilidade Sustentável - Bicicletário
Bruno Cipriano
Fabio Henrique Conceição
Rafael Fusco
André Ambrósio
41 9928-5531
41 9916-1677
41 8407-2924
41 9842-7478
bcideira@gmail.com
fabboh@yahoo.com.br
rafaelhfusco@gmail.com
an_ambrosio@hotmail.com

A bicicleta é um meio de transporte economicamente viável, ecologicamente correto, saudável e que promove a igualdade social. Além disso, seu uso contribui para a melhoria do trânsito, da ocupação do espaço público e do ambiente urbano. Tendo isso em mente, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo Bruno Cipriano e Rafael Fusco e os arquitetos André Ambrósio e Fábio Henrique Conceição desenvolveram o espaço Mobilidade Sustentável - Bicicletário. Eles decidiram não apenas projetar um estacionamento adequado para bicicletas, mas também utilizar o ambiente como um instrumento de divulgação para conscientizar, de forma bem-humorada, sobre a importância do uso desse meio de locomoção alternativo, propondo uma solução flexível para diversos usos e tipo de espaços. Sua estrutura é composta de madeiras que foram salvas de caminhões tombados. Utilizando materiais de baixo custo e priorizando a sustentabilidade, o projeto foi pensado para o público preocupado com o futuro do planeta, que possui consciência social e deseja adotar hábitos de vida mais saudáveis. “Andar de bicicleta é ser fluído, versátil e flexível em um mundo endurecido e pesado, além da possibilidade de mudar de direção e estacionar em lugares diversos”, explicam.
_________________________________________________________________





Jardim Principal
Andréa Menezes
Eder Mattiolli
Roger Claudino
41 3383-4533
41 9918-6445
41 8428-7244
41 8428-7243
flora4elementos@yahoo.com.br

Fundamental em uma casa, o jardim inspira vida. Nos 469 metros quadrados do Jardim Principal, os paisagistas Andreia Menezes, Éder Mattiolli e Roger Claudino criaram um ambiente para o uso diário com uma mescla dos estilos clássico e contemporâneo. Totalmente integrado à natureza, o espaço preza pelo bem-estar do visitante e pela sustentabilidade e é perfeito para pessoas exigentes e que buscam qualidade de vida. As pedras soltas aleatoriamente trazem um ar de modernidade para a construção já existente. Inspirados nas obras do botânico francês Patrick Blanc, que promove a integração entre arquitetura e paisagem, os profissionais optaram por compor também um jardim vertical, que amplia ainda mais a área verde do local. “Com o crescimento das cidades, as pessoas estão ficando sem espaço para cultivar seus jardins. A solução foi verticalizar. Atualmente, o mercado possui diversos materiais para quem deseja criar o jardim em um ambiente reduzido, e é isso que pretendemos mostrar”, explicam os paisagistas. A preocupação com o meio ambiente pode ser notada na escolha dos materiais, que foram reaproveitados. Madeiras de reflorestamento, calçadas de petit-pavé reutilizadas e o piso drenante ecologicamente correto tornam o espaço original e irreverente. Uma escultura da artista plástica Lys Buzzi completa a decoração do jardim.

_________________________________________________________________




Varanda do Casal

Cleusa de Souza
41 3253-1453
41 9956-2247
arq.cleusadesouza@yahoo.com.br

Para que um casal pudesse aproveitar o espaço externo de sua residência nos momentos de lazer e de descanso, a arquiteta e urbanista Cleusa de Souza projetou, em 16 metros quadrados, a Varanda do Casal. “O ambiente é propício para o relaxamento e para o encontro com a natureza. Além disso, como aqui fica o elevador de acesso para pessoas com dificuldades de mobilidade, a varanda também será utilizada como um estar de boas vindas”, explica. Com a proposta de ser um espaço sustentável, elegante e romântico, os materiais reciclados foram bastante explorados. Uma das paredes recebeu um painel de bambu, o deck foi construído com piso de PVC, que também reveste a bancada, e todo o mobiliário, confeccionado por artesãos locais, é de fibra sintética, que possui um custo mais acessível e também é durável e confortável. Obras da artista plástica paranaense Daniele Henning complementam a decoração.
_________________________________________________________________



Terraço do Café
Anna Luiza Rodrigues
Karina Iurk
41 3095-9052
41 8831-0048
41 9933-2066
stadt.arquitetura@gmail.com
kariwis@hotmail.com
annalu@onda.com.br

Quem entra na mostra, logo vê o Espaço de Eventos. Projetado pelas arquitetas Anna Luiza Rodrigues e Karina Iurk, o ambiente foi desenvolvido com linhas retas e funcionais. Semelhante a um jardim de inverno, com pergolado, deck e cobertura de policarbonato, o espaço tem toda a sua estrutura feita de pinus, uma madeira de reflorestamento. O uso de cores e as luzes - solar e artificial - valorizam a área. “Procuramos utilizar o menor número de peças possível para criar um ambiente agradável, harmônico e belo”, explicam. As plantas se destacam como elementos decorativos; e a placa que recepciona os visitantes apresenta figuras e materiais que traduzem os conceitos do espaço. Na área interna, o Terraço do Café possui uma decoração alegre, vibrante e colorida, que remete à brasilidade. A mescla do estilo moderno com o rústico proporciona autenticidade e irreverência ao projeto. “A ideia é fazer com que os usuários se sintam felizes e à vontade, pontos importantes para um local onde são realizados eventos e festas”, afirmam. As linhas do ambiente são retas, e a maior parte dos móveis e objetos de decoração é artesanal. Conceitos referentes à reutilização de materiais, reciclagem de mobiliário e ao uso de itens renováveis também estão presentes. Estruturas naturais, como madeira de reflorestamento, bambu e tecidos, ganharam ênfase no espaço. Sacos de café usados e juta se transformaram em pufes; e o patchwork foi aplicado como elemento moderno no design de interiores, dando um toque único para cada peça. Trata-se de um apelo ao “faça você mesmo”. “O objetivo é mostrar que, hoje, ser uma pessoa engajada é sinônimo de elegância”, ressaltam.
TODO MADEIRAMENTO E MÃO DE OBRA FORNECIDOS PELA BR CASAS www.brcasas.com.br
_________________________________________________________________





Espaço de eventos
Anna Luiza Rodrigues
Karina Iurk
41 3095-9052
41 8831-0048
41 9933-2066
stadt.arquitetura@gmail.com
kariwis@hotmail.com
annalu@onda.com.br

Quem entra na mostra, logo vê o Espaço de Eventos. Projetado pelas arquitetas Anna Luiza Rodrigues e Karina Iurk, o ambiente foi desenvolvido com linhas retas e funcionais. Semelhante a um jardim de inverno, com pergolado, deck e cobertura de policarbonato, o espaço tem toda a sua estrutura feita de pinus, uma madeira de reflorestamento. O uso de cores e as luzes - solar e artificial - valorizam a área. “Procuramos utilizar o menor número de peças possível para criar um ambiente agradável, harmônico e belo”, explicam. As plantas se destacam como elementos decorativos; e a placa que recepciona os visitantes apresenta figuras e materiais que traduzem os conceitos do espaço. Na área interna, o Terraço do Café possui uma decoração alegre, vibrante e colorida, que remete à brasilidade. A mescla do estilo moderno com o rústico proporciona autenticidade e irreverência ao projeto. “A ideia é fazer com que os usuários se sintam felizes e à vontade, pontos importantes para um local onde são realizados eventos e festas”, afirmam. As linhas do ambiente são retas, e a maior parte dos móveis e objetos de decoração é artesanal. Conceitos referentes à reutilização de materiais, reciclagem de mobiliário e ao uso de itens renováveis também estão presentes. Estruturas naturais, como madeira de reflorestamento, bambu e tecidos, ganharam ênfase no espaço. Sacos de café usados e juta se transformaram em pufes; e o patchwork foi aplicado como elemento moderno no design de interiores, dando um toque único para cada peça. Trata-se de um apelo ao “faça você mesmo”. “O objetivo é mostrar que, hoje, ser uma pessoa engajada é sinônimo de elegância”, ressaltam.

_________________________________________________________________


Espaço Akatu
Gisela Ribeiro
Roni Sebben
41 3027-0170
41 9989-9641
41 9995-7851
giselaribeiro.arq@gmail.com
roni@ronimarmoveis.com.br
www.giselaribeiro.com
www.ronimarmoveis.com.br

Em 60 metros quadrados, a arquiteta Gisela Ribeiro e o designer de produtos Roni Sebben projetaram um espaço dedicado à valorização do meio ambiente. Para isso, os profissionais optaram pelo uso de diversos elementos naturais, como a madeira e o bambu, na construção de painéis, luminárias e objetos decorativos. “Nossa intenção é mostrar que podemos tomar partido da sustentabilidade criando peças bonitas com materiais ecologicamente corretos”, explicam. De estilo rústico, o ambiente apresenta um pergolado de bambu, tecidos de fibras naturais e um contêiner, que serve como local de exposição para os produtos da Akatu Revestimentos. Reaproveitamento foi a palavra de ordem do projeto. Artigos que seriam descartados ganharam vida nova no Espaço Akatu, que ficou chique e sustentável.